domingo, 29 de agosto de 2010

FHS – Filesystem Hierarchy Standard

FHS – Filesystem Hierarchy Standard GNU/Linux.



Estrutura de diretórios do linux

Acredito que é fundamental para quem está começando a estudar alguma distribuição GNU/Linux, começar a entender a estrurtura de diretório do Linux, estrutrua esta que é definida pela FHS.No meu entendimento, penso que deva ser a primeira coisa a ser estudada; a primeira leitura, a primeira compreensão, etc.
A estrutura de diretórios GNU/Linux é organizado pela FHS – Filesystem Hierarchy Standard. É ela quem define quais são os diretórios que deverão existir, a localização dos arquivos de configuração etc. O FHS define que uma distribuições GNU/linux deverá conter obrigatoriamente 14 diretórios.
  • Observando a figura acima vimos que o "/" é o diretório raiz do GNU/Linux; fazendo uma comparação mal feita é como se fosse o C:\ do MS Windows, digo "comparação mal feita" por que o GNU/Linux possui uma estrutura de diretório bem melhor organizada e padronizada; mas voltando a questão é, a partir do "/" que se origina toda a estrutura de diretórios GNU/Linux. O "/" é o "pai de todos"; os demais são sub diretórios do "/" ou diretórios filhos como habitualmente são chamdos.
  • /bin: Contém os executáveis de comandos essenciais a todos os usuários do sistema, como os comandos ls, cd, mkdir, rm, mv etc. (estes comandos podem ser executados pelos usuários normais ou pelo root).
  • /dev: Contém os arquivos de dispositivos (devices). Estes arquivos de dispositivos são necessários para acessar discos, mouses, modens e outros dispositivos integrados ao sistema. O Linux trabalha com dispositivos (falando em hardware) como arquivos. Ou seja, para cada dispositivo que eu tenho na máquina, terá um arquivo de dispositivo associado ao mesmo em /dev. Os arquivos-dispositivos estão em /dev. Como por exemplo /dev/sda, /dev/floppy, /dev/modem, etc. não são arquivos armazenados no HD, mas sim "links" para dispositivos de hardware. Por exemplo, todos os arquivos gravados no "arquivo" /dev/dsp serão reproduzidos pela placa de som, enquanto o "arquivo" /dev/ttyS0 contém os dados enviados pelo mouse (ou outro dispositivo conectado na porta serial 1).
  • /etc: Contém os arquivos de configuração do sistema. Geralmente este diretório é utilizado por administradores de sistema. Contém vários arquivos de configuração entre eles podemos destacar os subdiretórios /etc/rcX.d onde ficam os scripts de inicialização do sistema em seus vários níveis; outros arquivos não menos importante é o /etc/fstab que contém a tabela de filesystems e o /etc/inittab que contém a configuração para inicialização do sistema em cada nível. Outros arquivos dignos de citação são os arquivos /etc/network/interfaces e o arquivo /etc/apt/source.list; responsável pela configuração da placa de rede e dos repositórios para instalação de programas respectivamente.
  • /lib: Contém bibliotecas compartilhadas (essenciais) necessárias para a execução dos arquivos contidos nos diretórios /bin e /sbin, além de conter os módulos do kernel. A função destas bibliotecas é similar aos arquivos .dll no Windows e são essenciais para a inicialização do sistema.
  • /mnt: Diretório destinado à montagem de sistema de arquivos remotos. É o diretório utilizado para montar sistemas de arquivos nts (network file system) em rede, ou em computadores remotos. È também muito utilizado para montar partições de discos rígidos.
  • /root: Destina-se a ser o diretório pessoal do superusuário root.
  • /sbin: Contém executáveis utilizado somente pelo user root. São os executáveis essenciais para administração do sistema como os comandos fdisk, fsck, mkfs, mount, etc. Alguns arquivos que não suficientes para estar em /sbin podem ser localizados em /usr/sbin.
  • /boot: Contém os arquivos necessários para o boot do sistema, como os arquivos do boot loader e a imagem do kernel.
  • /home: Este diretório contém dados pessoais dos usuários do sistema; fazendo uma comparação mal feita, é como se fosse o diretório “meus documentos” da Ms Windows. Geralmente o diretório /home/user constitue-se em uma partição separada.
  • /opt: Diretório destinado à instalação de binários pré-compilados e programas proprietários e não essenciais ao Sistema GNU/Linux.
  • /tmp: Diretório de usao comum a todos os usuários. Guarda arquivos temporários que são apagados a cada inicialização do sistema. Não deixe arquivos importantes aqui, pois ele é limpo a cada inicialização.
  • /usr: Contém todos os outros programas que não são essenciais ao sistema e seguem o padrão GNU/Linux (programas não proprietários), exemplos são o browser firefox, gerenciador de janelas etc. É tão grande que é considerado uma hierarquia secundária, perdendo apenas para o diretório raiz (/). As bibliotecas necessárias para as aplicações hospedadas em /usr não pertencem a /lib, e sim /usr/lib. Possui informações compartilhadas somente para leitura. O diretório /usr é de grande importancia dentro da estrutura de diretório do GNU/Linux; entre seus subdiretórios de maior importância podemos citar:
  • /usr/bin contém os executáveis do sistema que não são importantes o suficiente para estarem em /bin;
  • /usr/sbin contém os executáveis do sistema que não são importantes o suficiente para estarem em /sbin;
  • /usr/lib contém bibliotecas compartilhadas que dão suporte a vários programas;
  • /usr/local é usado pelo administrador do sistema e destina-se a instalação de softwares posterior a instação do linux, softwares estes não proprietários e que seguem o padrão GNU/Linux;
  • /usr/share destinado a compartilhamento de arquivos binários;
  • /var: Diretório de conteúdo variável destinado principalmente à tarefas administrativas, como armazenar os logs do sistema, spool de impressão, manpages etc. Ou seja, tudo o que é variável e muda constantemente. São arquivos que sofrem modificações durante a sessão. Alguns subdiretórios do /var
  • /var/cache é usado como espaço de armazenamento temporário de dados; como por exemplo resultados de computações extensas;
  • /var/log armazena logs do sistema como os arquivos criados pelo syslog. Neste diretório esta o sistema padrão de log do linux no arquivo /var/log/messages.
  • /var/mail armazena informações da caixa de email;
  • /var/spool armazena informações do processamento de impressões no linux;
  • /proc: seu conteúdo não faz parte dos arquivos de sistema (não ocupa espaço no HD). Ele é apenas um sistema de arquivo virtual para que os administradores do sistema tenham acesso as informações do processamento do kernel em forma de arquivos para consulta. Exemplos de seu uso: consultar IRQ (interrupções de sistema), os dispositivos PCI. É um sistema de arquivos virtuais de informações de processo do kernel, neste diretório estão os arquivos com a configuração atual do sistema, dados estatísticos, dispositivos já montados, endereços e estados de portas I/O, dados sobre a rede, etc.
  • /media: Diretório destinado à montagem de dispositivos removíveis; um exemplo bastante comum: o pen drive, então, não encontrando o pen drive, procure no diretório /media.

Referências:
SIQUEIRA, Luciano Antonio.Certificação LPI-1: 101-102. São Paulo: Linux New Media, 2009.

PRITCHARD, Steven et al.Certificação Linux LPI:Guia de referência nível 1: Exames 101 e 102. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.

FERREIRA, Rubem E. LINUX:Guia do Administrador de Sistemas. São Paulo: Novatec, 2008.

Guia Foca Linux, 2010. Disponível em :http://focalinux.cipsga.org.br/. Acesso em 23 de agosto de 2010.

MOTA, João Eriberto: Descobrindo o Linux. São Paulo: Novatec, 2012.  

2 Comentários:

Às 28 de agosto de 2014 às 15:57 , Blogger Unknown disse...

Ola boa noite!!!
Muito bom o post Vilson, esta bem didatico e me ajudou muito para minha preparação Linux LPI, que alias comecei a formação ontem no curso adv http://www.cursoadv.com.br e esta sendo um ótimo completamento. O blog ja esta favoritado, sucesso pra vc!

 
Às 1 de setembro de 2014 às 09:22 , Blogger Vilson Jorge disse...

Que bom que tenha servido! valeu também pelo comercial "mui desfalcado" da cursoadv... ainda não tinha me dado por conta desta modalidade de propaganda.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial